MENU
domingo, 28 novembro, 2021

Blog

Averbação de Tempo de Serviço Rural.

O que é a averbação de tempo rural?

A averbação de tempo rural é a forma de reconhecer o período trabalhado em atividade rural pelo segurado, desde os 8 anos de idade, e computá-lo como tempo de contribuição para aposentadoria.

Quem tem direito à averbação?

Os trabalhadores que desempenharam atividade rural, em regime de economia familiar, onde o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência, exercido em condições de mútua dependência e colaboração, sem a utilização de empregados permanentes.

Quanto tempo posso averbar?

Atualmente, o INSS e a Justiça vêm reconhecendo que a averbação pode ser requerida, desde o momento em que se completa 8 anos de idade, até a cessação do trabalho rural.

Quem precisa indenizar as contribuições para utilizar o tempo rural?

O trabalho rural exercido até 31/10/1991, será computado como tempo de contribuição, sem a necessidade de recolhimento das contribuições.

Após a data de 01/11/1991, a averbação somente ocorrerá mediante o pagamento das contribuições do período que o segurado pretender averbar.

Importante mencionar que a indenização de 01/11/1991 até 11/10/1996, será feita sem a incidência de juros e multa, uma vez o período é anterior a edição da Medida Provisória (MP nº 1.523/96) que estabeleceu a cobrança dos referidos encargos.

Quais documentos para comprovar o trabalho rural?

Para comprovação da atividade rural, faz-se necessário a apresentação de documentos e a realização de prova testemunhal (oitiva de testemunhas).

Abaixo estão listados alguns dos documentos que podem ser utilizados para a comprovação do período laborado em regime de economia familiar:

 

-Notas de produtor rural;

– Contrato de parceria agrícola/ arrendamento ou comodato rural;

– Declaração do Sindicato de Trabalhadores Rurais;

– Registro do Imóvel Rural;

– Comprovante de Registro no INCRA;

– Certidão de casamento/ nascimento;

– Histórico escolar;

– Certidão de reservista;

– Lembrança de Batismo / Primeira Eucaristia;

– outros.

 

Ainda, com a reforma da previdência, além da prova documental e testemunhal, passou-se a exigir o preenchimento da auto declaração rural.

Qual a importância da averbação?

A averbação de tempo rural viabiliza o aumento do tempo de contribuição, o que acarreta na antecipação do benefício de aposentadoria, e oportuniza, na maioria dos casos uma renda mais favorável.


Autora: Tatiana Rigon
Advogada
OAB/RS 114.772

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.