MENU
segunda-feira, 1 abril, 2024

Blog

Conheça as vantagens do processo de resolução de conflitos que ocorre fora dos tribunais.

 A negociação extrajudicial permite que as partes envolvidas busquem um acordo antes de recorrer a uma ação judicial, economizando tempo e dinheiro.

O estudo do caso, dos riscos envolvidos, vantagens e desvantagens, aliados as técnicas de negociação e estratégias bem traçadas por profissionais capacitados, podem resultar em ótimas negociações extrajudiciais sem que seja necessário ingressar em juízo para alcançar os direitos pretendidos.

Um grande equívoco cometido por muitos, é não terceirizar a negociação!

Isso mesmo! Há quem prefira ficar diretamente envolvido na negociação dos seus direitos, seja por economia, por desejo de controle ou até mesmo por não pensar em delegar essa função.

Ocorre que a negociação realizada diretamente pelas partes atrai pessoalidade, acarretando grande desgaste emocional, o que pode ser prejudicial tanto para a relação das partes envolvidas quanto para o resultado do acordo.

A negociação realizada por um agente neutro que, embora defenda os interesses do contratante, consegue afastar essa pessoalidade, se mostra vantajosa tanto para a relação interpessoal como para o resultado da negociação, pois é tratada de forma técnica e estratégica, voltada ao resultado.

Outro ponto que merece grande destaque é a formalização da negociação. Ou seja, o contrato. É imprescindível para garantir o cumprimento e futura execução exitosa da negociação a formalização adequada, com a previsão de todos os aspectos negociados, forma de pagamento, encargos por inadimplemento, multa rescisória, garantias, dentre outros, prevendo todos os riscos possíveis para protegê-los com o documento.

O auxílio de terceiros na negociação não é apenas para quando o problema já está instaurado! É importante que, antes de realizar os negócios (independentemente de qual for), as pessoas se conscientizem da importância de contar com apoio jurídico especializado para discutir as cláusulas contratuais e sua formalização.

É um investimento que vale a pena, pois garante a execução do contrato e evita prejuízos financeiros.

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.