MENU
segunda-feira, 1 abril, 2024

Blog

Adimplemento maior que 70% do contrato impede a busca e apreensão de veículo

apreensao1

Os Desembargadores Integrantes da Décima Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, revogaram liminar de busca e apreensão de veículo que se encontrava com parcelas em atraso, por entender estar caracterizado o ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL DO CONTRATO e mantiveram a posse do bem com o proprietário, Autor do processo.

No caso, o Autor da ação havia quitado 42 parcelas de um total de 60, ou seja, ou seja, 70% do ajustado. Para o Desembargador Relator Roberto Sbravati os pagamentos realizados, são de considerável proporção, o que afasta a mora do devedor, “não se afigurando sensato a ‘punição’ da mesma com a busca e apreensão”.

O Relator fundamentou ainda a decisão nos princípios da boa-fé e da função social do contrato, com o escopo de preservar o vínculo contratual quando houver cumprimento de parte essencial da obrigação, como ocorreu no caso dos autos e por considerar que o  inadimplemento pode ser fruto de imprevistos da vida quotidiana, e não de deslealdade ou má-fé do consumidor. Da decisão ainda cabe recurso. (Autos nº. 70069399038)

O Escritório Breda e Breda Advogados defende os interesses do Autor.

Por: Natália de Barros, Assessora no Escritório Breda e Breda Advogados.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.