MENU
quarta-feira, 3 abril, 2024

Blog

Você tem olhado para o setor de cobranças da sua empresa?

A finalidade da empresa é receber de seus clientes pelos serviços prestados e/ou vendas de produtos.

Esses recebimentos são cruciais para a formação do fluxo de caixa positivo das empresas, de forma que elas paguem suas despesas, e, aufira seu lucro.

Assim, a inadimplência é uma ameaça ao equilíbrio e saúde financeira dos negócios. Fica patente, portanto, a importância do setor de cobrança, o que o eleva ao nível de setor estratégico.

O setor de cobrança é uma área específica que cuida das faturas em aberto, faz o contato com clientes inadimplentes e negocia dívidas.

Também, o setor de cobrança é responsável pela prevenção da inadimplência, tomando e apontando medidas e ações estratégicas para minimizar ao máximo a inadimplência, estabelecendo diálogo com outros setores da empresa, desde o departamento de vendas (para realizar análise de crédito, estabelecer formas e meios de pagamentos – boleto, pix, cartão de crédito, etc.) até ao setor contábil/fiscal (contabilização da venda, do recebimento, emissão de nota fiscal) e arquivo (Afinal, os títulos de crédito são fundamentais ao recebimento e devem ser bem armazenados – nota fiscal e canhoto assinado pelo devedor, por exemplo).

Não adianta ser exímio vendedor, industrial, varejista, construtor e etc., se não adotar uma política eficiente, eficaz e ágil de recebimentos, sobretudo, dos vencimentos em atraso.

No entanto, infelizmente, grande parte dos gestores tendem a relegar a cobrança. Muitos negócios são arruinados em razão da inadimplência, gerando um efeito cascata, que leva o credor a inadimplir com suas obrigações, impondo um fluxo de caixa negativo, surgindo a necessidade de empréstimos, gerando despesas não previstas (como pagamento de juros), e em última análise, abalando ou fulminando aquela atividade empresarial, tornando-a inviável e quiçá, gerando a falência.

É fundamental organizar sua cobrança tendo em vista que o recebimento é um dos principais elementos de equilíbrio do fluxo de caixa, minimizando utilização de empréstimos e pagamento de juros, aportes de sócios, prejuízo financeiro e outros dissabores acima mencionados.

Para organizar sua cobrança adote as seguintes dicas:

1.    Quem vendeu não pode cobrar;

2.    A sua equipe precisa de treinamento;

3.    O cadastro dos seus clientes tem que ser atual e preferencialmente não ser feito manualmente;

4.    Seus canais de cobrança precisam estar alinhados com o perfil do seu cliente (correspondência ou ligação para quem não tem hábito de usar tecnologias por exemplo, e WhatsApp para quem não pode atender a ligação por eventual ocupação profissional);

5.    Uma régua de cobrança automatizada é indispensável no setor de cobrança;

6.    Um departamento jurídico (interno ou terceirizado) qualificado é fundamental. Consultoria e agilidade é o requisito do sucesso de um setor de cobrança.

Olhar para a cobrança e conscientizar-se que é um setor estratégico ao seu negócio, é medida necessária, sendo um elemento muito importante no sucesso de seu negócio. Modernize-o, invista em tecnologias e parcerias eficazes, e, estabeleça parceiras com especialistas de resultado comprovado no mercado.

Autor: Adv. Paulo Reis

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.