MENU
sábado, 13 abril, 2024

Blog

A validade dos acordos individuais de trabalho durante a pandemia

      A validade dos acordos individuais de trabalho firmados durante o período de calamidade pública já foi confirmada pelo STF que, inclusive, dispensou a necessidade do aval dos sindicatos. Portanto os acordos podem ser firmados entre empregados e empregadores na forma e modo previsto em lei.

        Com isso, as negociações feitas por empregadores com os empregados, utilizando-se de uma ou de algumas das modalidades previstas nas Medidas Provisórias, tem sim validade, mesmo sem aval do sindicato da categoria.

        Importante lembrar que as normas, como essa que valida os acordos individuais firmados entre as partes foram editadas com o objetivo de enfrentar a pandemia decorrente do Covid-19 para a manutenção do vínculo empregatício sem ultrapassar os limites definidos pela Constituição Federal.

      Portanto, para evitar discussões futuras, basta que o empregador esteja atento e atenda todos os requisitos exigidos pela norma ao utilizar-se de qualquer acordo com alteração no contrato de trabalho, formalizando acordos escritos detalhados quanto ao período, forma e modo de como se dará a relação de emprego durante a alteração.

 

Escrito por
Iane Breda
Sócia Proprietária do Breda e Breda Advogados

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.