MENU
sábado, 6 abril, 2024

Blog

Cobrança de serviços e taxas: legal ou abusivos?

De acordo com o STJ – Recurso Especial n° 1.578.553, é considerada abusiva a cobrança das taxas dos contratos bancários referentes a “serviços de terceiros”, “registro do contrato” e “avaliação do bem”, uma vez que não pode a Instituição Financeira se utilizar do argumento de que estão amparadas em norma de regulação bancária, pois a regulação bancária deve submeter-se ao controle jurisdicional.

A cobrança de despesas com serviços de terceiros, por se tratar de cobrança genérica afronta o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que não especifica o serviço prestado pelo terceiro. Além disso, a remuneração do correspondente bancário já estaria inserida nos custos operacionais da instituição financeira, e por esta razão é considerada abusiva.

Quanto a cobrança de comissão do correspondente bancário é considerada ilegal, por não ter amparo em lei, em contratos celebrados após a data de 25/02/2011.

Por Ana Paula Kogik, OAB/RS 116.274

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.