MENU
sábado, 13 abril, 2024

Blog

Culpa exclusiva de funcionário em acidente de trabalho afasta dever de indenizar da empresa

acidente

Um trabalhador ingressou com ação trabalhista pleiteando indenização por danos morais, materiais e estéticos, tendo em vista que teve um de seus dedos amputados devido à acidente de trabalho.

No caso, embora a empresa fornecesse equipamentos de segurança e fiscalizasse seu uso, o trabalhador não estava usando as luvas de proteção no momento do acidente, e ao realizar a conferência da carga do caminhão sua aliança ficou presa no suporte da lona do veículo, resultando na amputação do dedo anelar.

Em primeira instancia seus pedidos foram julgados improcedentes. Inconformado com a decisão, o reclamante recorreu ao TRT-3, contudo, o Tribunal a manteve.

De acordo com o acórdão, em que pese o empregador tenha o dever de adotar condições de trabalho seguras, no caso em tela, não se vislumbra a alegada negligência das reclamadas no cumprimento das referidas normas de segurança.

Nas palavras do Juiz convocado relator João Bosco de Barcelos Coura “[…] verifica-se que o acervo probatório coligido aos autos demonstra que o autor foi treinado e orientado sobre as medidas de segurança a serem tomadas, principalmente, em relação ao uso dos EPI’s, o que não foi por ele observado, concorrendo com culpa exclusiva para o acidente, de forma a afastar a responsabilização das reclamadas pelos danos materiais, morais e estéticos vindicados.”

Processo relacionado: 0010094-93.2015.5.03.0156.

Fonte: Jurisite

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.