MENU
terça-feira, 2 abril, 2024

Blog

Dívida particular do sócio e penhora do faturamento da empresa

Com o advento do Novo Código de Processo Civil, tornou-se possível a penhora de percentual de faturamento da empresa em que o devedor é sócio, se não existirem outros bens passíveis de penhora ou se os bens localizados forem de difícil alienação, para salvar as dívidas particulares (art. 866 do CPC).

Dessa forma, pode o Juiz determinar a penhora sobre o faturamento da empresa, em percentual que não torne inviável o exercício da atividade empresarial, nomeando, inclusive, um administrador-depositário, que poderá ser o próprio devedor, para prestar contas mensalmente, e depositar em juízo o percentual de penhora arbitrado, valor este que será utilizado para o pagamento da dívida.

Em caso de a empresa ou o devedor se recusar a cumprir, os sócios poderão ser responsabilizados por ato atentatório à justiça, e também criminalmente por delito de apropriação indébita.

O Escritório Breda e Breda Advogados conquistou decisão favorável junto à comarca de São Valentim, onde o Juiz da Vara Judicial deferiu a penhora sobre o faturamento mensal de duas empresas do devedor, no percentual de 10% cada uma delas. Este valor deverá ser depositado mensalmente em juízo com prestação de contas, até que seja quitado integralmente o débito executado.

É a chamada ‘desconsideração da personalidade jurídica inversa’, ou seja, quando a empresa é atingida por dívidas dos sócios.

Por: Juliana Nissola, Advogada Associada do Escritório Breda e Breda Advogados.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.