MENU
sábado, 13 abril, 2024

Blog

Doença Ocupacional: como evitar condenações trabalhistas

DOENÇA OCUPACIONAL: COMO EVITAR CONDENAÇÕES TRABALHISTAS.

O pedido de indenizações por doença do trabalho abarrota a Justiça Trabalhista. Algumas situações procedem, no entanto, a maioria se trata de doenças congênitas ou pré-existentes inclusive de outros vínculos e acabam sendo descarregadas em um único empregador, muitas vezes o que menos contribuiu ou em nada participou para o desencadeamento da doença.

Nesses casos a melhor solução é a prevenção.

Uma boa equipe de medicina e segurança de trabalho, a realização de exames admissionais, exames periódicos e demissionais adequados e eficientes, entrevistas e avaliações criteriosas quanto ao histórico laboral do empregado, suas condições físicas e estado de saúde no ato da contratação, são fatores importantes na prevenção e eliminação de doenças do trabalho.

O acompanhamento por profissional especializado, seja na área jurídica ou médica ocupacional é imprescindível para a adequação da empresa à legislação com foco na proteção e segurança na relação entre empregado e empresa.

 A correta adequação da empresa às normas poderá ser feito com a implementação controles internos e implementação de programa de Compliance Trabalhista evitando condenações em processos trabalhistas.

Antecipar-se a ocorrência de eventuais problemas com a adoção de medidas preventivas, orientação e fiscalização faz com que a empresa evite danos à saúde de seus colaboradores e também, prejuízos financeiros.

 Breda & Breda Advogados, OAB/RS 4.927

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.