MENU
segunda-feira, 25 janeiro, 2021

Blog

Final de ano e a visitação dos filhos

     É muito comum nas festas de fim de ano ocorrer discórdia entre pais separados sobre a visitação dos filhos menores, com quem vai permanecer no Natal ou na virada do ano e, situações como essa, se não forem conscientemente administradas podem causar grandes danos psicológicos para os menores.

      Para evitar desentendimentos o ideal é que os pais tenham acordo pré-estabelecido com divisão igualitária das datas e horários de permanência com os filhos menores nestas datas comemorativas, prevendo de forma detalhada as datas de permanência, quem busca e quem leva a criança, horários e local.

     Quando os pais não conseguem chegar a um consenso, é possível, inclusive no período de recesso forense, requerer de forma judicial a fixação da visitação nesse período.

     Em casos em que o pacto existe e foi descumprido, é possível solicitar auxílio do Conselho Tutelar, da Polícia Militar e até mesmo do Poder Judiciário.

     Em ambos os casos, os pais devem ter em mente que é direito do filho conviver com o pai e com a mãe, e que é direito dos filhos curtir as festas de fim de ano com ambos. Por isso, em todos os casos, deve-se utilizar do bom senso para evitar danos psicológicos ao menor e manter uma convivência saudável em família.

 

Luana Breda
Advogada
OAB/RS 90.691

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.