MENU
terça-feira, 17 maio, 2022

Blog

Inventário Extrajudicial

O inventário é o procedimento utilizado para apuração dos bens, direitos e dívidas do falecido, e para efetivar a partilha e transferência da propriedade dos bens aos herdeiros.

A Lei permite a realização do Inventário de forma extrajudicial, ou seja, em cartório, por meio de escritura pública, de forma rápida, simples e segura.

Para realizar o inventário de forma extrajudicial, existem alguns requisitos:

– os herdeiros devem ser maiores e capazes; emancipados podem;

– deve haver consenso entre os herdeiros quanto à partilha dos bens;

– o falecido não pode ter deixado testamento, exceto se o testamento estiver caduco ou revogado;

– a escritura deve contar com a participação de um advogado.

Uma coisa que muita gente não sabe é que o inventário extrajudicial pode ser feito em qualquer cartório de notas, independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido, ou seja, as partes podem escolher livremente o tabelião de notas de sua confiança.

Breda & Breda Advogados

OAB/RS 4.927

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.