MENU
domingo, 25 fevereiro, 2024

Blog

Priorizar conciliação voltará a ser meta da Justiça em 2019

14122018

A conciliação voltará a ser prioridade nos Tribunais a partir do ano que vem. De acordo com a meta aprovada no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Foz do Iguaçu/PR, os tribunais de Justiça deverão elevar o índice de conciliação em dois pontos percentuais.

Em 2017, mais de 30 milhões de sentenças foram proferidas no Judiciário, 12,1% dessas ações foram solucionadas por meio da conciliação/mediação, ou seja, 3,7 milhões de tratativas, segundo a pesquisa Justiça em Números 2018, do CNJ.

Ainda de acordo com o relatório do CNJ, os juízes bateram o recorde histórico de produtividade no ano passado, cerca de 1.819 processos foram julgados por cada juiz brasileiro, em 2017. O valor é equivalente a 7,2 casos por dia útil, sem descontar períodos de férias e recessos.

A XIII Semana Nacional da Conciliação, que ocorreu no mês passado, realizou 603.855 sessões de conciliação na Justiça Estadual, Federal e do Trabalho e alcançou mais de R$ 1,5 bilhão em acordos em 2018. No Distrito Federal foram realizadas 3.561 sessões de conciliação, 11.446 pessoas atendidas e mais de R$ 163 bilhões foram homologados.

Para a coordenadora da Vamos Conciliar, Paula Rocha, a mudança de cultura é necessária e o empenho da Justiça é um grande estímulo para a instauração da pacificação no Brasil.

“Este ano, alcançamos resultados positivos no âmbito da conciliação. Conseguimos um resultado expressivo na Semana Nacional da Conciliação, está em discussão a inclusão dos métodos autocompositivos no curso de Direito e, para finalizar, temos a conciliação como meta dos tribunais de Justiça em 2019.”

Fonte: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI292852,51045-Priorizar+conciliacao+voltara+a+ser+meta+da+Justica+em+2019

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.

 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/bredaebredaadvogados/www/site/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/bredaebredaadvogados/www/site/wp-includes/functions.php on line 5373