MENU
sábado, 13 abril, 2024

Blog

Qual a diferença entre o aviso prévio indenizado e trabalhado?

O aviso prévio é uma notificação antecipada feita por uma das partes, empregador ou empregado, informando sua intenção de rescindir o contrato de trabalho. ⚖️ Essa prática proporciona tempo para a outra parte se preparar, seja para conseguir um novo colaborador, no caso da empresa, ou, para conseguir um novo emprego, no caso do empregado.

O aviso prévio é uma das regras do direito do trabalho. Existem duas modalidades principais de aviso prévio: o aviso prévio trabalhado e o aviso prévio indenizado.

O aviso prévio trabalhado ocorre quando o empregado continua trabalhando durante o período determinado como aviso, recebendo o respectivo salário. 🗓

Já o aviso prévio indenizado ocorre quando a parte que comunica a rescisão informa que o irá indenizar, ou seja, não será trabalhado. Isso tanto pelo empregado, como pelo empregador.

Até completar o primeiro ano de trabalho, se o contrato for por prazo indeterminado, o empregado tem direito a 30 dias de aviso prévio. Após o término do primeiro ano terá um acréscimo de três dias para cada ano adicional de serviço, até o limite de 90 dias.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.