MENU
terça-feira, 2 abril, 2024

Blog

Reconhecimento de união estável após a morte e reflexos no direito sucessório

Assim como casais heteroafetivos, é possível em relacionamentos homoafetivos o reconhecimento de união estável homoafetiva post mortem, ou seja, após o falecimento de um dos companheiros, com o objetivo de assegurar ao companheiro sobrevivente, os seus direitos enquanto meeiro e/ou herdeiro do falecido.

Para tanto, é preciso comprovar que o relacionamento ocorria de forma contínua, pública e duradoura, com objetivo de constituir família. Portanto, o elemento diferenciador para caracterizar a união estável é o affectio maritalis, que também é requisito necessário em uniões homoafetivas.

Sendo reconhecida, após a morte, a existência de união estável, será aplicado o regime de comunhão parcial de bens, comunicando-se todos os bens adquiridos durante a união estável a título oneroso, de modo que o companheiro sobrevivente terá direito à meação em relação aqueles bens comuns/adquiridos durante a união a título oneroso, e direito de herança em relação aos bens particulares, concorrendo com os demais herdeiros do falecido.

Fique atendo aos seus direitos!

Autoria: Dra. Eduarda Golart – OAB/RS sob o nº 120.216.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.