MENU
terça-feira, 2 abril, 2024

Blog

Reforma da Previdência, o que vai mudar?

A reforma previdenciária foi aprovada e traz algumas mudanças importantes para os brasileiros.

Dentre elas adveio o fim da aposentadoria por tempo de contribuição sem idade mínima. A partir de agora, homens se aposentarão aos 65 anos de idade e 20 anos de contribuição e as mulheres aos 62 anos e 15 anos de contribuição, no mínimo.

Uma outra mudança importante, diz respeito a contribuição previdenciária que é descontada do salário do empregado. Os descontos dos segurados que recebem salário próximo ao salário mínimo terão alíquota diminuída, ou seja, passaram a contribuir em valor mais baixo. Por outro lado, os descontos dos segurados que recebem salário próximo ao teto do INSS, terão alíquota de contribuição aumentada, ou seja, passaram a contribuir em valor maior.

Uma terceira mudança, diz respeito ao benefício que será recebido quando da aposentadoria. O salário benefício será calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do segurado, sem a possibilidade de exclusão das 20% (vinte por cento) menores. O coeficiente de cálculo aplicado será de 60%, sendo acrescido 2% a cada ano contribuído acima do necessário, ou seja, para mulher acima de 15 anos, e para homens, acima de 20 anos, até o máximo de 100%.

A reforma da previdência vedou a conversão do tempo trabalhado em atividades especiais para tempo comum. Assim, os trabalhadores que tiverem prestado serviço em condições insalubres, periculosas ou penosas a partir da data de publicação da Emenda Constitucional, não poderão converter em comum.

É necessário observar as regras de transição, as quais, permitirão que os segurados, já inscritos na previdência social, acessem regras intermediárias entre as anteriormente vigentes e aquelas que passaram a vigorar depois de publicada a Emenda Constitucional.

Escrito por Tatiana Rigon, OAB/RS 114.772
Advogada Associada.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.