MENU
sábado, 13 abril, 2024

Blog

Viajou nas férias e foi multado? Direito a defesa prévia.

A partir do cometimento da infração, o órgão responsável possui o prazo de até 30 (trinta) dias para enviar ao endereço do condutor a NAIT (Notificação de Auto de Infração).
A partir do recebimento dessa notificação, fluirá o prazo para Defesa Prévia, que não deverá ser inferior a 15 (quinze) dias.

Mas para que serve esse tipo de defesa?
A defesa prévia serve para apresentar as causas do cometimento da infração, bem como para contestar as eventuais irregularidades constantes no auto de infração.
Considerando que auto de infração é o documento que dá início ao processo administrativo da multa, a Autoridade de Trânsito deverá preenchê-lo de forma correta, sob pena de ensejar a nulidade deste, o que poderá ser alegado em sede de Defesa Prévia.
Caso seja julgado procedente o recurso, o auto de infração poderá ser anulado e a NAIT arquivada.

Por Adrieli Ribeiro, OAB/RS nº 117.858

Voltar

Gostou do nosso conteúdo?

Registre-se para receber mais.

 
Fale conosco
Fale conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.